Estudo de Caso em uma prova discursiva

Estudo de Caso em uma prova discursiva

O que é uma prova discursiva de Estudo de Caso?

Destina-se a avaliar o domínio técnico do conteúdo dos temas abordados, a coesão, a coerência e a argumentação, a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo/área/especialidade. Ou seja, é específica em relação ao seu cargo. Não será um tema único proposto a todos os cargos, mas sim, um problema relacionado ao cargo/especialidade para o qual você irá concorrer.

Nesse mês de janeiro tivemos alguns editais publicados, dentre eles o da ALESE – Assembleia Legislativa de Sergipe. Nesse edital, todos os cargos para nível superior terão como prova discursiva o Estudo de Caso. Cada um dentro da especialidade de seu cargo.

A Prova Discursiva – Estudo de Caso constará de uma questão prática para a qual o candidato deverá apresentar, por escrito, a solução, e versará sobre conteúdos pertinentes aos conhecimentos Específicos do cargo para o qual o candidato se inscreveu.

A avaliação da expressão não é feita de modo mecânico, mas sim de acordo com sua correlação com o conteúdo desenvolvido.

Tendo como exemplo o edital citado, qual seja, ALESE, as seguintes informações constam no edital:

Será atribuída nota ZERO à Prova Discursiva – Estudo de Caso nos seguintes casos:

 

  • 1 apresentar abordagem incorreta do conteúdo solicitado;
  • 2 apresentar textos na forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento do texto escrito fora do local apropriado;
  • 3 for assinada fora do local apropriado;
  • 4 apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato; 8.5 estiver em branco; 8.6 apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.

Nos Estudos de Caso, assim como em qualquer outra prova discursiva, deverão ser rigorosamente observados os limites de número de linha estabelecidos, sob pena de perda dos pontos a serem atribuídos à Prova.

Estudo de caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado. E o que é um problema mal estruturado? É aquele que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do candidato para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções. Promove o raciocínio crítico e argumentativo dos candidatos.

Em função dessas características, o caso é considerado um valioso instrumento pedagógico, que desafia o candidato a raciocinar, argumentar, negociar e refletir – habilidades bastante demandantes do ponto de vista cognitivo e social.

O estudo de caso é “uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos” (YIN, 2001, p. 32).

Assim, quando você pensa em como fazer um estudo de caso, deverá pensar nos aspectos positivos e negativos para este estudo. Bem como apresentar as seguintes informações:

  1. Uma situação real problemática e complexa de tomada de decisão;
  2. Um contexto real em que tal situação ocorreu;
  3. As linhas de análise – questões, argumentos, modelos, hipóteses propostas no caso para fins de equacionar de forma adequada a situação.

Este post tem 5 comentários

  1. Muito obrigada por sempre se esforçar para passar máximo de conteúdo para os seus alunos. Ótimas dicas! Bjus.

  2. Bom dia!
    Há alguma possibilidade de publicar algum estudo de caso como exemplo?

    1. Bom dia!Sim! Existe essa possibilidade. Prepararei um post com exemplos de estudo de caso. Se inscreve no site e fica de olho nas notificações tá! Obrigada pelo feed.

  3. Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.

    Muito obrigado
    Manuela Silva

    1. Muito obrigada Manuela! Esse Feedback é muito importante! Gratidão!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho