Texto dissertativo-argumentativo: prosa.
Saiba como elaborar uma dissertação em prosa no seu concurso

Texto dissertativo-argumentativo: prosa.

Texto dissertativo-argumentativo: prosa

Prosa é o texto no estilo natural, mas, sem sujeição à rima , ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas. A principal diferença entre a poesia é a musicalidade. Porém, muitos candidatos costumam confundir com poema. O que deve ser evitado!

A prosa é o estilo mais utilizado na linguagem do cotidiano para expressar o pensamento racional porque a linguagem predominantemente está no discurso analítico, objetivo, real e pouco ambíguo. É, em resumo, o texto corrido.

O conto, a crônica, a novela e o romance são exemplos de texto em prosa. Também são exemplos o texto jornalístico e técnico.

dissertação é redigida em prosa, ou seja, estruturada por períodos e parágrafos (diferentemente de um poema ou de uma música, por exemplo, os quais são estruturados em versos e estrofes).

A estrutura da dissertação, assim como da prosa, deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Portanto, texto argumentativo-dissertativo em prosa deve ser escrito utilizando parágrafos e a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Se você escrever a redação em versos, esquemas, desenhos ou com diálogos terá a sua nota zerada.

TODA dissertação, seja ela argumentativa ou expositiva, DEVE ser escrita em prosa, invariavelmente.

Enfim, toda dissertação argumentativa é escrita em prosa.

Exemplo:

MERCADO DE TRABALHO: QUALIFICAÇÃO E INICIATIVA

O mercado de trabalho nunca foi uma expressão tão utilizada como agora. A preocupação por um futuro promissor, mais do que nunca, tem sido muito percebida nos dias atuais, em que se exige muita qualificação profissional e capacidade de iniciativa.

(INTRODUÇÃO)

Ser profissional não é simplesmente atuar numa área de trabalho, ter um emprego e exercer algumas funções. Quem não procura melhorar naquilo que realiza, obtendo cada vez mais informações para otimizar o serviço prestado tem a iminência do desemprego à sua frente. Não se admite mais o trabalho baseado no senso comum, sem o mínimo de conhecimento técnico-científico que permita a esse profissional satisfazer as necessidades contemporâneas, inclusive sendo versátil, quando preciso.

(DESENVOLVIMENTO – 1º ARGUMENTO)

Outro elemento decisivo para a manutenção do emprego é a iniciativa. E ela está intimamente ligada ao trabalho em equipe. Colaborar para que uma tarefa seja realizada, mesmo não sendo diretamente ligada àquilo que se faz, contribui para o fortalecimento daquele grupo, empresa, instituição pública ou qualquer outra esfera. Eis aí um dos fatores mais importantes para ser absorvido pelo mercado de trabalho, cuja ausência provoca um efeito contrário, de conseqüências traumáticas.

(DESENVOLVIMENTO – 2º ARGUMENTO) 

Nos dias atuais, o profissional que quiser ser bem-sucedido precisa reunir uma série de características, trabalhar em vários campos, relacionar-se bem com as pessoas e ser completamente dedicado. A situação em que se encontra a economia não dá chances a deslizes, por menores que sejam, e cabe a todo profissional a busca incessante para que o tal mercado de trabalho deixe de ser um monstro e passe a ser a solução.

(CONCLUSÃO – SUGESTÃO OU SOLUÇÃO)

Quer entender mais sobre dissertação? deixarei aqui os links dos meus -book para vocês!

Redação: do zero à perfeição

Os 10 erros mais básicos na Redação

Este post tem 2 comentários

  1. Parabéns pelo trabalho, o material ficou muito bom.

    1. Muito Obrigada!Espero ajudar! Qualquer dúvida, estou à disposição!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho